quinta-feira, 28 de março de 2013

Por que estudar música

As crianças são seres musicais, mas precisam do espaço certo para desenvolver suas habilidades. Entenda como isso acontece em casa e na escola


Educar
Foto: Claudia Marianno
Foto: Aprender música na fase escolar ajuda a criança em muitos aspectos!
Aprender música na fase escolar ajuda a criança em muitos aspectos!


A música está por todo lado, na natureza, na cidade, nas pessoas. No entanto, nem todos sabem escutá-la. Para Carlos Dorlass, diretor geral do colégio Peretz, esta é a maior importância do ensino musical: ensinar a escutar.

1808 Especial Matérias Curriculares
Veja por que as matérias obrigatórias da escola são essenciais para a formação do seu filho!


Mas os benefícios não param por aí. Não à toa que, a partir de 2012, o ensino musical tornou-se obrigatório na Educação Básica, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A Educação Musical pode auxiliar na alfabetização, desenvolver raciocínio lógico e criatividade, além de ser um bom apoio para o ensino de outras disciplinas.

No entanto, Teca Alencar de Britto, professora de música da USP, alerta: "Sempre se busca um porquê para estudar uma forma de arte". Para ela, a importância da música está em si mesma: "Primeiro de tudo deve-se ter a música pela música: o conhecimento de mundo, o ritmo, a sensibilidade. Depois, os benefícios que ela traz, como maior atenção, coordenação motora e disciplina", enumera.

Confira os benefícios da Educação Musical:



http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/estudar-musica-730918.shtml?utm_source=redesabril_educar+&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar&utm_content=dica_do_dia

Um comentário:

  1. OLá Miriam Miranda,
    Boa tarde!!!
    Sou Ricardo Nascimento de Oliveira, aluno de Educação Musical da UFSCar, sou pianista e trompetista.
    Achei muito rico o seu blog. Há muitas ideias para se utilizar em sala de aula na Educação Musical dos pequenos. Que riqueza de conteúdo!!! Você está de parabéns!!!
    Realmente, a Educação Musical tornou-se obrigatória nas escolas públicas como acima mencionado. Entretanto, não vemos ainda apenas bacharéis em Educação Musical lecionando nesta disciplina, há ainda professores com formação geral e não específica em música (o que considero uma pena).
    O estudo da música aliada a processos tecnológicos ajuda a difundir conhecimentos. Experiências impensáveis no passado hoje são possíveis graças a tecnologia (como visitar o seu blog e aprender com o seu precioso conteúdo).
    Também criei um um blog sobre o uso de tecnologia em Educação Musical. Convido-a para visitá-lo em: http://educacaomusicalrno.blogspot.com.br/2017/10/a-musica-e-inclusao-digital.html
    Abraços!!!
    Ricardo Nascimento de Oliveira

    ResponderExcluir