sexta-feira, 5 de abril de 2013

Livro do bebê

Para quem trabalha com educação infantil, especificamente com bebês, vai aí um livro muito legal.
Clique na imagem para baixar o livro

http://www.4shared.com/get/LUK38zLv/Livro_do_Beb.html

Vivências Musicais: Timbre e Altura

Vou sugerir uma vivência musical para trabalhar o reconhecimento de timbres e percepção de altura, ainda utilizando as músicas do CD Conversa de Bicho da Kitty Driemeyer (clique aqui para baixar). Essa atividade pode-se aplicar com idade entre 4 e 5 anos, mas dá pra fazer com os maiores, até 9 anos.
Aí vai a letra e depois as sugestões de trabalho:


AMIZADE (faixa n.º 6 do CD)

Eu conheci uma bicharada inteligente
Na fazenda do Vicente hoje ao amanhecer
Cada qual tem uma fala diferente
Vou falar com essa gente e amizade vou fazer
Dona Galinha, muito prazer
Dê uma palavrinha pra eu lhe conhecer.
Có, có ...
Ô Pintinho, que bichinho pequeninho
Fale aqui comigo, diga já seu recadinho.
Piu, piu ...
Grilo maluco, pare de pular
Venha aqui  pertinho, para conversar.
Cri, cri ...
Eu conheci uma bicharada inteligente
Na fazenda do Vicente hoje ao amanhecer
Cada qual tem uma fala diferente
Vou falar com essa gente e amizade vou fazer
Seu Cabrito, pode chegar mais
Conte direitinho, como é que você vai?
Béééé ...
Ô seu Gato, junte-se a nós
Nessa conversinha, quero ouvir a sua voz.
Miau ...
Dona Vaca, como vai a senhora?
Fale aqui comigo, que eu já vou embora.
Muuuuu ...
 
Agora as sugestões de trabalho:
 
Sugestão 1 - Fazer uma máscara com o rostinho de cada bichinho, a cada bicho chamado a criança imita a voz do bicho. Eles adoram máscaras, sugiro que sejam feitas máscaras não para o rosto inteiro, mas só para os olhos, para que dê para ouvir a voz deles enquanto imitam os bichinhos.
 
Por que é interessante? Primeiro pelo próprio ato de vestir a máscara, crianças de 3 a 6 anos costumam AMAR os animais e é uma boa maneira de trabalhar a expressão corporal além do timbre.
 
Sugestão 2 - Essa pode já ser feita diretamente com os maiores ou pode ser aplicada depois da sugestão 1, com os menores. Juntamente com as crianças o professor pode estabelecer um instrumento para cada animal, de preferência que seja um instrumento parecido com a "voz" do animal, por exemplo: um sininho para o pintinho ou para o grilo, uma corneta ou flauta para o cabrito etc... Também é bom nesse momento chamar a atenção das crianças para a altura da voz dos animais: o pintinho pia grave ou agudo (fino ou grosso)? A vaca muge grave ou agudo? Isso facilita na hora da relação do timbre do instrumento com o timbre da voz do bicho. Depois, em vez de fazer a voz do animal, a criança vai tocar o instrumento que o representa na hora em que a música pede.
 
Por que é interessante? Ao mesmo tempo encontramos uma brecha para trabalhar a altura (grave e agudo). As crianças podem apurar o ouvido tentando comparar o som do instrumento ao som do animal, já trabalhando a percepção auditiva.
 
Nada impede que os animais sejam outros... Podemos trocar ou acrescentar... cachorro, pássaro, galo, leão, etc, mas assim não dá pra cantar junto com o CD, o professor precisará cantar sozinho ou acompanhado de piano ou vioão.

As fases da musicalização

Informações retiradas do site:  http://www.filomusica.com/filo78/infancia.html

 
4 MESES
 
Imita o canto, mesmo que não atenda à altura ou aos tempos dos sons (Teplov 1969).
Consegue cantarolar sons únicos: como u-u-u-u-u, e-e-e-e, i-i-i-i, o-o-o-o, etc.
Respondem à música com movimentos repetitivos (balanceamentos corporais ou agitação de membros), não correspondendo propriamente à música, pois tratam-se única e simplesmente de ritmos próprios. Estes movimentos não estão ligados à música no essencial, mas sim no facto de eles começarem e acabarem, quando a música começa e quando ela acaba (Moog 1979).
As crianças nesta idade (4 a 6 meses) já conseguem nem que tenuemente distinguir ou detectar as diferenças entre um tom em algumas frases melódicas apresentadas.
6 MESES
 
Fase me que já começam a entender os sons e a produzi-los, se bem que não são ainda capazes de conseguir estabelecer uma relação de altura exacta de uma nota (Teplov (1969).
9 MESES
 
Associa o canto ou a expressão vocal a tudo o que faz.
Aparecem as primeiras expressões rítmico-musicias.
Ainda não é capaz que distinguir mais do que uma terceira menor.
Começa a acompanhar canções associadas aos batimentos corporais (bater pés, mãos, pernas, palmas etc.
1 ANO
 
Consegue imitar sons de animais, transportes, pessoas e outros (Teplov 1969).
Atreve-se normalmente a acompanhar ritmos com o corpo, assim como reage corporalmente à música que lhe aparece (Teplov, 1969; e Gesell, 1940).
Procura uma ligação bem estabelecida (sincronização) entre os sons e o movimento corporal (Francis 1956). Os ritmos mais fáceis de acompanhar são as canções de embalar (Francis 1956).
Pode a criança, nesta fase, cantar um pouco da canção, mesmo sem a perceber (Francis 1956).
Consegue ampliar o tempo, o tom e a intensidade da voz, assim como presta atenção a certos sons, como relógios, campainhas, despertadores etc. (Francis 1956)
2 ANOS
 
Com prazer imita sons de instrumentos e com facilidade vários sons do quotidiano (Francis 1956).
Reage abundantemente com reacções rítmico-corporais, assim como adora o ritmo pois estimula-a a cantar e reconhece algumas melodias (Francis 1956).
Têm desempenhos significativos em termos de execução instrumentos rítmicos (Francis 1956).
3 ANOS

É capaz de criar uma imagem mental dos sons dados por um instrumento, assim como consegue agrupar elementos sonoros idênticos (Zenatti 1969).
É detentora de um elevado desenvolvimento do senso rítmico e do ouvido melódico (Teplov 1969).
Consegue captar e praticá-la, se bem que canta nos graves e grita nos agudos (Souriau 1962).
Mesmo fora de tom consegue cantar por inteiro canções simples, assim como começa a coincidir tons simples, para além de já não se inibe tanto quando canta m grupo e, salta, caminha. Corre e pula em conformidade com a música e o seu ritmo (Gesell 1940).
A sua capacidade torácica ainda não lhe permite cantar grandes frases musicais, sem que tenham que tenha que recorrer à respiração intermédia (Abbadie 1977).
Acompanha espontaneamente uma música, batendo regularmente uma cadência, ou acompanhando com o bater de um lápis na mesa, ou ainda, marchando na sal de aula. Consegue também reproduzir estruturas rítmicas simples com mais de três elementos (Fraisse 1972).
Conseguem ecoar vocalmente o ritmo em palavras, assim como bater palmas representando fielmente o ritmo padrão depois da sua vocalização etc (Rainbow 1981).
43% das crianças demonstram compreender o conceito de escala, enquanto que 36 % demonstram antes compreender melhor o contexto melódico (Scott 1979).
4 ANOS

A criança ainda não tem uma noção consciente da simultaneidade sonora. Assim como, ainda confunde a intensidade com velocidade, mas já consegue distinguir o mais lento do mais rápido e, apenas faz um acompanhamento intuitivo, ou seja, em perceber conscientemente os tempos nem os reproduzir intelectualmente (Piaget 1975).
Adora explorar o universo sonoro e, já consegue cantar canções comuns, assim como identifica melodias simples e de as dramatizar. Começa a ter um maior controlo da sua voz e tem prazer em participar jogos cantados, se bem que simples (Gesell 1940).
Começa a gostar de cantar para os outros, ao mesmo tempo que aumento o seu repertório, assim como já reconhece todos os sons de uma oitava e, muitas das vezes já canta já dentro do tom (Teplov 1969).
Possui capacidades para que possa já praticar o canto coral monódico. A sua voz já alcança mais notas do que até aqui e, simplesmente ama a música. Uma vez que já possui uma sensibilidade musical bem formada, poderá desta feita, reconhecer e imitar canções com alguma facilidade (Abbadie, 1977;  Souriau, 1962).
Se a música for vivenciada e praticada activamente, ou seja, cantada em uníssono, acompanhada por palmas ou com instrumentos rítmicos, as capacidades de reconhecimento da mesma num contexto musical diferente, são bem mais facilitadores a esta tarefa (Pflederer 1964).
5 ANOS

Consegue reconhecer o Dó no meio dos restantes sons musicais, assim como notas executadas no piano (Teplov 1969).
Consegue cantar a duas vozes e já é dona de uma sensibilidade musical própria (Souriau 1962).
Gosta de ter um repertório extenso. Já consegue cantar dentro de tom. Está em condições de sincronizar correctamente movimentos, dançar e executar batimentos corporais em conformidade com a música e o ritmo que lhe são expostos (Gesell 1946).
Com instrumentos rítmicos e melódicos para efectuarem experiências a nível de composição, as crianças de 5 anos de idade conseguiram executar sequências diatónicas e tonalidades cromáticas nos xilofones (compreendendo os conceitos de escala), enquanto que os de 4 anos de idade tocavam sons ao acaso (Miller 1986).
6 ANOS

Consegue coordenar o tempo, para que o possa relacionar nas devidas proporções com outros sons e outras unidades de tempo (Piaget 1975).
É capaz de manter frases longas de algumas canções, sem usar a respiração intermédia - devido à sua capacidade torácica (Abbadie 1977).
É capaz de reproduzir e identificar melodias consideradas como simples (Gesell 1946).
É possuidor de uma capacidade de apreensão de um ritmo de 5 a 6 sons (Fraisse 1962).
É possuidor de um alto nível de percepção rítmica. Descrimina com alguma facilidade os sons em termos temporais. Tem relativa dificuldade em comparar elementos melódicos e harmónicos que se sucedam no tempo (Zenatti 1969).
7 ANOS

Já coordena sons simultâneos e sincronizar durações (Piaget 1975).
Interessa-se pelas aulas de música e gosta de instrumentos de percussão (Gesell 1946).
Já é capaz de cantar temas com frases longas (Abbadie 1977).
É capaz de reconhecer um simples esquema de tonalidade, assim como demonstra já capacidades de percepção claras sobre a obra polifónica - melhor nos graves (Zenatti 1969).
Começa a despertar para uma atitude de imaginação musical importante, gostando de interpretar em termos visuais e dramáticos as obras musicais que vai entendendo (Francès 1956).
Consegue sem dificuldade seguir os batimentos do metrónomo (Fraisse 1962).
8 ANOS

Tem prazer em tocar em duo, assim como fazer criações musicais e principalmente de ter assistência enquanto executa musicalmente algo (Gesell 1946).
É capaz de associar com facilidade durações (Piaget 1975).
Adquire uma noção individual de tempo (Fraisse 1967).
Está capaz de se aperceber melhor dos significados das variações de modo e das variações de tonalidade (Zenatti 1969).
9 ANOS

Adora ter o seu próprio instrumento. Está dedicado à prática musical, onde executa com prazer vários legatos e staccatos, assim como se interessa cada vez mais por compositores e pela música convencional (Gesell 1946).
Com facilidade domina as variações de tempo, assim como explora a música polifónica com mais precisão e tem agora uma maior percepção melódica. Identifica e discrimina imediatamente uma mudança no sistema tonal ou de uma mudança melódica (Zenatti 1969).
10 ANOS

Torna-se muito mais sensível à melodia e à multiplicidade das estruturas da mensagem musical, mas ao mesmo tempo torna-se mais inseguro no seu comportamento musical e é relutante nas respostas, se bem que estas estão agora mais controladas (Fraisse 1967).
Progride a olhos vistos, no que diz respeito à discriminação perceptiva das variações de tonalidade. Assim como melhora a percepção dos graves, agudos e do tema na polifonia (Zenatti1969). Já estabelece uma perfeita distinção entre cadência e meia cadência (Imberty 1989).
12 ANOS

Nesta fase consegue reproduzir estruturas rítmicas de 7 a 8 elementos (Fraisse 1967).



Organigrama
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